Leituras de Julho

Título 3

Esse mês foi atípico: consegui a façanha de ler quatro livros, do início ao fim, e todos eram muito bons. Normalmente eu leio um ou dois livros por mês, e sempre tem algum que me faz pensar “ma que bela perda de tempo”, só que em julho não foi assim.

Livros 10

O fato de eu estar de férias da faculdade ajudou muito, mas eu ainda tive que trabalhar todos os dias e morando na Barra da Tijucacariocas will understand – dá pra imaginar o tempo que eu fiquei de boa no buzão sem nada para fazer. Eu uso esse tempo, em que a maioria das pessoas fica olhando pro teto, para ler.

E os livros são fininhos, gente. E um deles eu levei um dia só pra acabar. Não sou uma freak que passa o dia inteiro lendo e não se comunica com seres humanos, é sério. Já posso sentir os judgemental eyes… Bom, para quem está afim de leituras boas e rápidas, essas quatro dicas vão ajudar bastante – lembrando que cada um tem um estilo muito diferente.

START 0

O primeiro livro que eu li esse mês foi Start e ele fala sobre como tomar a iniciativa de criar o próprio negócio, mudar de carreira, se manter focado e principalmente: não ser mediano. É um livro voltado para quem pensa numa carreira sólida e afins.

STAR JON

O autor é Jon Acuff, que costumava ser um cara desmotivado, teve oito empregos em oito anos, mas em 2010 conseguiu agarrar as oportunidades que realmente queria no trabalho. Ele contou todo sua jornada até o sucesso e também deu muitas dicas para quem quer se encontrar profissionalmente – em qualquer idade.

quote

A leitura é fácil e cada capítulo tem um tema bem determinado: Domínio; Orientação; Grandeza nas Redes Sociais; O que fazer ao encarar o desemprego, entre outros. O livro me fez lembrar que nada na vida vem fácil e que é importante tornar realidade os nossos projetos. Indico fortemente.

Book trailer do livro aqui.

Onde encontrar: Saraiva / Amazon

Versão online: Saraiva

AGATHA 0

Eu amo romances policiais e os que a Agatha Christie escreveu são realmente fora da média de tão bons – o que mais esperar da autora mais famosa do gênero, né? Livro muito bom, rápido e composto por 9 contos que me prenderam até o final.

AGATHA 1

O primeiro é o que dá nome ao livro: três ratos cegos – referência a uma cantiga americana, three blind mice, que acaba servindo de manual para solução do mistério de uma senhora assassinada na porta de casa. Suspense clássico e da melhor qualidade.

quote2

Outro destaque do livro é com certeza a diagramação. A maioria dos livros da autora que chegaram ao Brasil é em tamanho de bolso, com página branca (e não amarelada, que é a ideal para leitura) e de difícil manuseio. Pulei de alegria quando vi que a Globo Livros tinha trazido oito títulos dela nesse formato maior e gostoso de ler– sem falar que uma capa é mais linda que a outra.

Capas

Onde encontrar: Globo Livros / Saraiva / Livraria da Folha

GUIA 0

Gosto muito de livros escritos em tópicos – os livros guia – e esse sobre saúde mental e física me chamou atenção pela capa diferente e pelo jeito direto e sem enrolação da escrita.

GUIA 1

São literalmente passos para conseguir uma vida melhor, embasados nos estudos de professores de universidades do mundo inteiro e profissionais da área de saúde. O autor, David Agus, é muito respeitado na área de pesquisas contra o câncer e acredita que nós somos os responsáveis pela nossa longevidade – não o acaso/destino/Deus/Satã etc.

GUIA 3

Algumas coisas eu já sabia e outras não, mas no geral a leitura me fez ficar mais atenta para importância de manter atividades físicas e tentar ficar em paz de vez em quando – tarefa fácil quando se tem 19 anos e muitas dúvidas sobre o futuro… #estressada. Mas nada me impede de tentar, certo?

GUIA 2

Acho que todo mundo deveria ler esse livro e levar em consideração esses passos, sempre os adaptando a cada organismo e estilo de vida diferente. Eu o indico muito principalmente porque não precisa ser lido numa vez só: é ideal também para ficar na estante e ser consultado dez vez em quando, já que os capítulos são bem curtinhos.

Palestra do David Agus sobre câncer no TED aqui.

Onde encontrar: Saraiva / Livraria da Folha

FIODOR 0

Sempre quis ler um livro do Dostoiévski, afinal ele é um dos maiores autores russos – e do mundo – de todos os tempos e sua obra, como um todo, serviu de base para “criação” do existencialismo, juntamente com a de Schopenhauer, Nietzsche e outros. O existencialismo tem como preceito a ideia de que o indivíduo é o único responsável em dar significado à sua vida e eu me interesso muito pelo tema.

Dei início então a minha jornada atrás do livro ideal para começar a conhecer a obra do autor. As melhores escolhas seriam, de fato, os clássicos da literatura mundial como Os Irmãos Karamazov, O idiota ou Crime e Castigo, mas na real achei que não daria conta. A temática me pareceu meio pesada e cada livro tem o tamanho de um tijolo, apenas. Resolvi começar despretensiosamente por Duas Narrativas Fantásticas – A dócil e O sonho do homem ridículo – livro fininho e intenso – põe intenso nisso.

fiodor5

No primeiro conto, um homem desesperado relembra todo seu relacionamento ao lado do cadáver da jovem esposa, numa tentativa de entender o por quê de seu suicídio. É, acho que vocês conseguem imaginar os monólogos profundos, os fluxos de pensamento e a falta de uma linha cronológica. Promove muita reflexão sobre o que chamamos de amor, sobre como na prática nada é tão simples.

Já o segundo se passa dentro do sonho de um homem que adormece quando estava prestes a se matar. A proposta maior é convencer o leitor de que há possibilidade de uma vida utópica em outro planeta, no qual os habitantes não possuiriam autoconsciência e tudo seria melhor. “É um dos sonhos mais extraordinários da história da literatura”.

A Dócil

Finalmente entendi porque tantas pessoas geniais leram Fiódor Dostoiévski – praticamente todos os meus ídolos tem nele sua inspiração. Aos poucos quero entrar no mundo dos clássicos mundiais da literatura e esse, creio eu, foi um primeiro passo importante.

Onde encontrar: Saraiva / Cultura

Espero que tenham gostado, e vamos ler meu povo! Menos canais na televisão e mais livros na estante!

Assinatura

Links relacionados: 

Anúncios

  1. janetebaptista

    Adorei a maneira que descreveu o que leu, que até me incentivou a ler e o fato de voce colocar alguns trechos também aguça a curiosidade das pessoas. Acredito que voce vai fazer com que alguns jovens venham a se interessar pela leitura vendo a sua experiencia. Continue com este propósito que voce vai ajudar a muitas pessoas.

  2. catarina ferreira

    Priminha isto é mesmo lindo, nunca tinha lido as tuas publicações mas assim que vi verifiquei que era mesmo o melhor blog do mundo acho mesmo que vou comprar o livro dos três ratos cegos.valeu o tempo que demoraste a fazer .CONTINUA ASSIM. bjs ❤

  3. Pingback: 10 Dicas para quem vai fazer Intercâmbio | Let Marina Speak

  4. Pingback: Perfil do Autor: Matthew Quick | Let Marina Speak

  5. Pingback: EU <3 FRANÇA | Let Marina Speak

  6. Pingback: Feira de Vinil | Let Marina Speak

  7. Pingback: STREET ART! | Let Marina Speak

  8. Pingback: Feira Hippie! | Let Marina Speak

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: