Feira de Vinil

Feira

Pra mim, não existe vida sem música. Desde pequena – e até hoje – acordo e o rádio já está ligado na minha casa, além dos meus pais terem sempre colecionado CDs, me dado encartes para ler, me levado à shows e serem os grandes culpados pelo meu vício em música.

Apesar disso, nunca me importou muito de onde ela vinha: caixa de som, fones, mp3, fita, vitrola… a música em si já bastava. Com o tempo fui percebendo que essa era uma maneira muito superficial de apreciá-la, ainda mais porque há pouco tempo consumir música era quase um ritual. Nossos pais iam até as lojas de vinil, escolhiam a dedo os LPs, levavam pra casa, ajeitavam a vitrola e a agulha, ouviam cada grave da gravação… algo que a minha geração sabe tão pouco – e é uma pena. 

Descobri então (with a little help from my friends) a Feira Carioca de Vinil, e me senti como se estivesse nos anos 80, olhando seção por seção de estilos musicais, do rock nacional ao punk inglês, descobrindo as capas e as histórias por trás de cada álbum. Revivi um hábito que existia antes de eu nascer e me senti renovada – afinal, eu nem lembrava mais da última vez que baixei uma música e prestei atenção nesses detalhes.

Aqui vão as fotos que eu tirei da Feira nesse domingo, 20/07:

A (1)

Essa feira acontece de tempos em tempos aqui no Rio e conta com vendedores de todo canto do Brasil e muita gente bacana.

eba 2

A realização foi feita pela Lovinyl Discos e aconteceu no Centro, no Cordão da Bola Preta. O lugar parecia um galpão antigo, com paredes de tijolo, ambiente aconchegante e rodeado de música boa.

Imagem 90

Imagem 2

Imagem 6

Alguns deles vinham com marcas dos antigos donos, como esse aqui: “A querida amiga Nilza desejamos que o ano de 1987 seja repleto de muita paz, saúde e sucesso junto aos seus.” Essas mensagens perdidas no tempo me transportaram imediatamente para época, imaginei pessoas, situações… deve ser por isso que os LPs voltaram com tudo, são quase máquinas do tempo – pelo menos pra mim.

Imagem 8

Não se fazem mais Elton Johns assim hoje em dia. 

Imagem 3

“Xegundo Xou da Xuxa”

xou

E a zuera continua sem fim

SONY DSC

Os stands venderam LPs antigos e novos e também vi livros, CDs e posters. O melhor foi que eu pude ver de perto como foram lançados originalmente vários dos meus discos favoritos.

SONY DSC

SONY DSC

Essa foi a terceira edição da feira, mas ela deve acontecer mais vezes esse ano. Para quem quiser saber mais, aqui vai a página do facebook dos organizadores do evento: Lovinyl Discos + a página do evento: Feira Carioca de Vinil.

Me contem nos comentários suas lembranças com LPs ❤ Espero que tenham gostado.

Assinatura

Links relacionados: 

  1. Reginaldo

    Kkkk. Marina, estive horas e horas com seu pai em lojas buscando músicas! Me lembro dele buscando rock numa loja especial em Amsterdam, depois passamos numa loja onde tocava Chiclete com Banana e vendia redes … Ou buscando essencias africanas! Fico feliz que isso continua contigo! As sensações são as únicas coisas que são eternas e indivisível do ser …

  2. Stanley Nascimento

    Show de bola Marina Ferreira, adorei o seu blog e já adicionei nos meus favoritos..!! Entre outras coisas, adoro música também e parabéns pelo post sobre Paris.. realmente é um lugar fantástico..!! Meu lugar favorito é o Le Quartier Latin..!!

  3. Paulo cesar

    Feliz ao ver que a geração atual valoriza a história. Sem passado não existiria o presente e sequer o futuro. Particularmente estou bastante orgulhoso de ti Guria, por tanta inteligência e criatividade. Sugiro. Que tu faças uma visita a feira de Caxias, que acontece aos domingos e com seu olhar critico de jovem, registre a cultura homogenica e comente os achados. Felicidades e sucesso.

  4. Pingback: Leituras de Julho | Let Marina Speak

  5. Pingback: 10 Dicas para quem vai fazer Intercâmbio | Let Marina Speak

  6. Pingback: Perfil do Autor: Matthew Quick | Let Marina Speak

  7. Pingback: EU <3 FRANÇA | Let Marina Speak

  8. Pingback: STREET ART! | Let Marina Speak

  9. Pingback: Feira Hippie! | Let Marina Speak

  10. Pingback: Banda do Mar | Let Marina Speak

Deixe um comentário

