EU <3 FRANÇA

Sempre tive um amor pela França e por tudo que esse país faz. Não sei se são as boinas, o romance, o rrrr arrastado no sotaque ou o egocentrismo – brinqs – mas desde de antes de conhecer, algo sempre me chamava atenção. Quando era pequena, fiz até uma música – na época em que eu ainda queria ser cantora – que o refrão era algo como “Tudo que eu sempre quis / era um aniversário em Paris”. Talento nato. Ainda bem que mudei de sonho.

FRANCE

Em 2010, quando finalmente fui à Paris, me apaixonei ainda mais. As ruas, a comida e os museus incríveis compensaram o jeitinho fofo dos franceses locais. Ninguém na minha família falava a língua, então imagina a alegria dos garçons. Comecei a gostar muito do cinema francês, da realidade e honestidade das produções e dos roteiros. Não tem filme pra dar mais tapa na cara da sociedade e fazer você repensar tudo na vida do que o francês.

Comecei a estudar a língua, que é difícil beaucouppa cacete – e fui descobrindo cantores e livros geniais. Pra quem está cansado de ouvir e ver sempre as mesmas produções americanas, aqui vai minhas sugestões do melhor que a França já produziu e está produzindo atualmente.

ESCUTE STROMAE

Stromae é mucho loco, grava clipe bêbado pelas ruas de Paris, mas é um dos meus cantores favoritos de todos os tempos. Ok, ele não é francês, nasceu na Bélgica, mas canta em francês e faz sucesso na França, então tá valendo. Esse clipe, da música Tous Les Memês é um dos mais geniais: ele faz dois personagens ao mesmo tempo, o de um homem e o de uma mulher. Assista!

+ do Stromae: Alors on Danse (música mais famosa) e Papaoutai

+ clipe dele bebão zuando na rua aqui. BENSEE

Bensé nasceu em Nice e é um cantor de folk que todo mundo deveria conhecer. As letras, o violão e o clipes encantam – Bensé é quase a Clarice Falcão da França. Muitas de suas composições são inspiradas nos contos de Gabriel García Márquez, escuta ai:

+ do Bensé: Quand Je Marche e Au Grand Jamais MISER

A história do grande escritor francês Vitor Hugo conta a jornada emocionante de Jean Valjean na busca pela liberdade verdadeira, a vida miserável de Fantine, a infância sofrida de Cosette e tantos outros personagens marcantes – tudo na França do século XIX. O livro foi lançado em 1862, tornou-se um dos clássicos obrigatórios mundiais e é uma das peças de maior sucesso na França, Broadway e Londres.

A adaptação para o cinema, em 2012, teve 8 indicações ao Oscar – incluindo a de melhor filme – e Anne Hathaway ganhou o prêmio de melhor atriz coadjuvante pela sua inesquecível Cosette. Consigo nem falar que já me emociono. História linda, livro lindo, filme lindo, tudo lindo. ❤

LEMIS

+ Aonde encontrar o livro: Saraiva / Submarino / Amazon / Amazon versão em Francês

+ Trailer da adaptação mais recente para o cinema aqui.

+ Do Autor Vitor Hugo: O Corcunda de Notre Dame

LE PASSE

Pé no chão, direto, com diálogos cortantes e uma reflexão profunda sobre os relacionamentos humanos, como todo filme francês que se preze. Le Passé, ou O Passado, fala sobre como uma mulher com dois divórcios e duas filhas encara uma nova separação, uma gravidez inesperada e um namorado ausente. Um dos melhores filmes franceses que já vi.

Em 2013 foi nomeado para Palma d’Ouro do Festival de Cannes.

EMMA E ADELE

Meu filme francês favorito, La vie d’Adele – ou Azul é a Cor mais Quente no Brasil – dá muitos tapas na cara da sociedade hipócrita que a gente vive. Quem não assistiu, assista, mas vá com a cabeça aberta. Uma das histórias de amor do nosso tempo mais honestas que eu já vi no cinema.

Vale lembrar que o filme foi o grande campeão de Cannes em 2013, e as atrizes principais, Adèle Exarchopoulos e Léa Seydoux, foram as primeiras a ganhar uma Palma d’Ouro juntas. Com atuações brilhantes, essas jovens atrizes ainda vão dar muito o que falar.

+ Filmes franceses imperdíveis: Amour, Jeune et Joulie, Grand Central

ELEGANCE

A elegância francesa é incontestável, e talvez seu maior ícone seja Ines de la Fressange (foto acima) – símbolo do chic francês atemporal. Ines é de 1957, francesa, e em sua juventude foi a primeiro modelo a assinar contrato de exclusividade com a Chanel.

Hoje em dia ela procura passar tudo que aprendeu no mercado da moda com o livro A Parisiense, um guia de estilo e elegância. O livro foge daquela mesmice dos livros de etiqueta e moda que vemos por aí– hello Gloria Kalil – e talvez por isso seja best seller mundial.

LIVROO 2

LIVROO 1

LIVROO 3

As mulheres francesas são chiques sem exagerar – o menos é sempre mais – e o livro mostra muito bem isso. As ilustrações são lindas, bem como as fotos – a filha de Ines, Nine, é a modelo do livro.

+ Aonde encontrar: Amazon / Saraiva / Submarino /FnacNOTRE

Fui à Paris em 2010 e entrou pra lista das minhas cidades favoritas. Paris tem história nas ruas, nos prédios, amor nas esquinas, flores em todos os lados, gente bonita, elegância e em poucos dias eu já estava in love. Só pra relembrar, aqui vão minhas fotos favoritas dessa viagem: 3a

15a

7a

1a

2b

4c

 Ah Paris, mon amour… esse post me deixou realmente saudosista.

Espero que tenham gostado e aproveitado as dicas!

Mary

Links relacionados:

  1. Bia Delg

    AHHH, amo ❤ fazem exatamente 2 anos que eu fui pra lá! Logo depois que cheguei, deu 00h e ai começaram os fogos de comemoração do aniversário da Queda da Bastilha na Torre Eiffel e o apartamento que eu fiquei era bem alto e bem em frente a Torre. Foi ótimo, tudo lindo. Amei ❤ AMEI O POST TAMBÉM, otimas sugestoes! Bjsss.

  2. Pingback: Leituras de Julho | Let Marina Speak

  3. Pingback: 10 Dicas para quem vai fazer Intercâmbio | Let Marina Speak

  4. Pingback: Perfil do Autor: Matthew Quick | Let Marina Speak

  5. Pingback: Feira de Vinil | Let Marina Speak

  6. Pingback: STREET ART! | Let Marina Speak

  7. Pingback: Feira Hippie! | Let Marina Speak

  8. Pingback: Banda do Mar | Let Marina Speak

  9. Pingback: Arte e Ruína | Let Marina Speak

Deixe um comentário

