10 Dicas para quem vai fazer Intercâmbio

Oh hi! Aqui vão algumas dicas para quem já está com a passagem marcada para o tão esperado intercâmbio fora do país!

MAPAaa

Já fiz intercâmbio duas vezes: aos 15 anos na Inglaterra e aos 18 em Nova York, aonde morei por seis meses. Posso garantir que os desafios são muitos, mas também é a diversão.

Dá uma olhada nessas dicas e chegue preparado para esse momento inesquecível da sua vida!Dica (1)

Planeje sua viagem com antecedência – eu planejei minha última viagem 1 ano antes! – e procure na internet o que já falaram sobre sua escola/residência estudantil/bairro. Procurar no Facebook, google tudo que conseguir de depoimentos de quem realmente esteve lá vai te ajudar a se sentir mais seguro – a chance é menor de alguma coisa te pegar de surpresa no primeiro dia!

Obs. Seja crítico e lembre de que o que é bom para alguém pode ser ruim para você e vice versa.

Dica (2)

O ideal é que você já chegue sabendo as regiões, as linhas de metrô e ônibus e os pontos turísticos do seu novo país, e os livros guia apresentam tudo isso, sem contar nos mapas (muito importantes, principalmente quando a bateria do seu celular  acabar rs).

livros

Num primeiro momento o livro é muito importante e depois de algumas consultas você já vai conseguir explorar os lugares e descobrir rotas com mais confiança.

Dica (3)

Na hora de fazer a mala faça uma lista das coisas que você usa todos os dias e leve somente o necessário. Estão fora da lista aquele brinco modernoso que você nunca usa na sua cidade, aquela calça jeans maravilhosa que com 2kgs a menos ficaria perfeita em você e 5 rasteirinhas cada uma de uma cor. Big NO.

roupaxi

Se você levar muitas coisas supérfluas vai acabar tendo que deixar suas compras lá – senão suas malas vão explodir! As regras para peso das bagagens tendem a ser bem rígidas nas companhias aéreas internacionais, fique de olho! – principalmente se a viagem for para os EUA e você for consumista que nem eu.

Dica (4)

Aquelas histórias que todo mundo conta das loucuras que acontecem em intercâmbios não são mentira, mas não vá esperando que a vida no campus seja um American Pie porque está mais pra Zoey 101.

AMERI ZOE

Se você nunca viu esse filme ou essa série (me senti velha agora), o que eu quis dizer é: a p*taria zuera é moderada, rs.

Dica (5)

Ainda no assunto da zuera: você pode – e deve – sair dia e noite, ir a festas, aproveitar e tudo mais, mas lembre-se sempre do objetivo maior da sua viagem: estudar, aprender uma língua, trabalhar, etc.

PARTY TIME

O custo final dos intercâmbios não costuma ser barato, então o melhor a fazer é absorver tudo de bom que você puder! Fuja de perder dia de trabalho, assistir aula morrendo de sono ou passar algum dia sem aprender algo novo. Intercâmbio é oportunidade para crescer!

graduat

Mas não deixe de ir às festinhas, ok? Socializar também é ponto chave pro seu intercâmbio ser legal, mas com responsabilidade (eu muito mãe).

Dica (6)

Todos estão na mesma situação que você – longe da família, comendo mais fast food do que gostariam e na maior parte do tempo sem dinheiro – então é mais fácil fazer amigos. Não seja tímido e se o seu intercâmbio for para melhorar uma língua, evite andar com pessoas do mesmo país que você! – é muito mais enriquecedor ter amigos em toda parte do mundo (hello férias nos cinco continentes!) – além da compreensão do idioma que só tende a melhorar.

amigoss

Obs. Procure quem tenha a ver com você para aproveitar os momentos bons e te ajudar nos ruins. As amizades fazem toda diferença numa viagem longa e algumas delas podem durar a vida inteira. ❤

Dica (7)

Normalmente o espaço para guardar as coisas não é grande, então organização é tudo – principalmente se você tiver colegas de quarto! E eu digo isso não só em relação a respeitar o espaço dos outros, mas para você ter controle do que é seu e não perder nada.

organizar

Nada mais angustiante do que não saber onde está o carregador do celular, a carteira, os pijamas e etc. Se você deixar, vira uma bagunça total e suas melhores roupas podem sumir misteriosamente… Fique ligado!

Dica (8)

Mantenha seus itens mais importantes – como passaporte, papéis do consulado, dinheiro, laptop, câmera – em um lugar com cadeado. Se você quiser guardá-los na mala com tranca, procure colocá-la embaixo da cama, dentro do armário ou em algum canto com menos visibilidade. Gavetas com cadeado também são opção, além de cofres (os campus universitários costumam ter vários disponíveis para os alunos). Ponto importante: lembre-se de sempre verificar esses itens quando chegar ao seu quarto depois um longo dia fora dele.

Dica (9)

Eu sempre faço listas antes de começar a fazer a mala! É bom tirar um tempo para pensar bem e escrever tudo que é importante – depois é só ir colocando na mala e riscando da lista.Todo mundo tem a sua lista pessoal de itens que não podem faltar de jeito nenhum. Nessa aqui eu listei os itens que são essenciais na minha opinião e que todo mundo acaba esquecendo!

essencialsA lista otimiza seu tempo e evita que você esqueça coisas demais – hehe. Principalmente no primeiro dia, quando você nem sabe direito onde é o mercado e farmácia. Confie em mim, lembrar da escova de dentes mas esquecer da pasta não é nada legal… rs. Hello farmácia 24h!

Dica (10)

Aproveite cada oportunidade que vier e passe mais tempo fazendo amigos e conhecendo lugares do que postando no Instagram! Fica a dica. Ah, e sempre que a saudade bater, lembre-se que sua família e amigos de verdade estarão sempre com você, mas esse intercâmbio não. É daquele tipo de coisa que passa muito rápido, então tente curtir cada minuto!

Boa sorte e  Boa viagem!

Mary

Links relacionados: 

Anúncios

  1. janetebaptista

    nossa,,,como voce é ajuizada e organizada, não me surpreendeu, o pouco que a conheço já deu para perceber o quanto voce é centrada e sabe o que quer, acredito que voce vá incentivar a muitos jovens a fazer o mesmo, boa sorte, beijos.

  2. Pingback: Leituras de Julho | Let Marina Speak

  3. Pingback: Perfil do Autor: Matthew Quick | Let Marina Speak

  4. Pingback: EU <3 FRANÇA | Let Marina Speak

  5. Pingback: Feira de Vinil | Let Marina Speak

  6. Pingback: STREET ART! | Let Marina Speak

  7. Pingback: Feira Hippie! | Let Marina Speak

  8. Pingback: Banda do Mar | Let Marina Speak

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: